Doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) são condições cérebro-cardiovasculares que podem ser provocadas por doenças cardíacas e/ou vasculares. Constituem a principal causa de mortalidade e de incapacidade não só a nível mundial, como também em Portugal. 

A doença cardiovascular é desencadeada e agravada por um conjunto de fatores de risco, que incluem uma alimentação não saudável, o excesso de peso, a pressão arterial elevada (Hipertensão Arterial), elevados níveis de colesterol no sangue, o excesso de açúcar no sangue, o sedentarismo, o stress não controlado, o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

A correção de um ou mais destes fatores contribui para a redução do risco cardiovascular.

Consulte sempre o seu médico. 

Hipertensão Arterial (HTA)

A pressão arterial (PA) sistólica (máxima) e a diastólica (mínima) correspondem à força exercida nas paredes vasculares pelo sangue que provém do coração. A pressão é maior quando o sangue é bombeado do coração para as artérias. Quando o coração relaxa entre os batimentos cardíacos, a pressão baixa nas artérias. A pressão arterial sistólica (máxima) corresponde à pressão nas artérias quando o coração contrai, enviando o sangue para todo o corpo. A pressão arterial diastólica (mínima) refere-se à pressão dentro das artérias quando o coração relaxa para se voltar a encher de sangue. Na maioria dos casos (90%), não há uma causa conhecida para a HTA e neste caso diz-se que a HTA é essencial ou primária. Noutras situações, é possível encontrar uma doença/condição associada que é a verdadeira causa da HTA e aqui estamos perante uma HTA secundária. Medida em mmHg (milímetros de mercúrio), valores elevados poderão levar a lesões cardiovasculares - daí a necessidade do controlo da pressão arterial nos parâmetros definidos para cada doente e a manutenção destes valores ao longo do tempo

Em geral, a HTA é uma “doença silenciosa”, ou seja, não provoca quaisquer sintomas durante muitos anos. Em alguns (poucos) casos pode provocar dores de cabeça, tonturas, vertigens, cansaço e fadiga ou, raramente, visão desfocada. A única maneira de diagnosticar a HTA ou verificar se está controlada com o tratamento, é medir com frequência a PA.

Para além de verificar a pressão arterial, é igualmente importante ter hábitos de vida saudável, praticar exercício físico regular e ter uma alimentação cuidada – redução de sal, gordura e açúcares.

Consulte sempre o seu médico.

Angina de Peito

Angina de Peito (ou Doença Coronária Crónica) é uma condição causada por dor ou desconforto no peito, desencadeada pelo esforço ou pelas emoções. 

Esta dor resulta do desequilíbrio entre a necessidade e a oferta de oxigénio no sangue que chega ao coração. Acontece quando há uma diminuição do fluxo do sangue nas artérias que levam oxigénio ao coração. É mais frequente em pessoas com idade superior a 50 anos e, se não for devidamente tratada, pode originar enfarte do miocárdio, paragem cardíaca, arritmia, insuficiência cardíaca ou AVC, que pode conduzir a uma incapacidade ou morte. É uma doença altamente limitante, que pode impedir quem a tem de fazer uma vida normal, pois qualquer esforço ou emoção pode levar à ocorrência da dor.

O tratamento da angina assenta em dois pilares: 

Um relacionado com o retardar da progressão da doença e a prevenção de eventos, e outro relacionado com o alívio dos sintomas de angina e o evitar das crises anginosas – onde estão incluídos os medicamentos anti-anginosos.

É recomendado então o uso de anti-anginosos como terapêutica auxiliar na Angina de Peito, para a redução das crises de Angina e melhoria da qualidade de vida. 

Consulte sempre o seu médico.

Insuficiência Cardíaca

A Insuficiência Cardíaca decorre da dificuldade que o coração tem em distribuir o sangue pelos restantes órgãos do corpo: por um lado, bombear sangue para o corpo e por outro relaxar e conseguir receber novamente o sangue, de forma natural. Geralmente, ocorre em pessoas com idade ≥ 65 anos, mas pode manifestar-se em qualquer idade.

Para ajudar a prevenir esta condição, devem ser mantidos estilos de vida saudável, o controlo do colesterol, dos açúcares no sangue e da pressão arterial, evitar o consumo de álcool e tabaco e o sedentarismo.

Em muitos casos, há necessidade de toma de medicamentos Beta bloqueadores para controlo da insuficiência cardíaca. Hoje em dia, existem Beta bloqueadores de 3ª geração que ajudam nesta doença crónica.

Consulte sempre o seu médico. 

Dislipidemias

As dislipidemias são alterações do nível dos lípidos (gorduras) no sangue. Estas podem conduzir ao desenvolvimento de aterosclerose e/ou outras doenças cardiovasculares.

As dislipidemias podem envolver diversos tipos de moléculas. Podemos ter, por exemplo, um aumento dos triglicéridos, do colesterol total ou do mau colesterol (LDL) e/ou uma redução do bom colesterol (HDL).

Para prevenir esta condição, recomenda-se manter um estilo de vida saudável, praticar exercício físico, reduzir a ingestão de gorduras, como enchidos, carnes gordas e evitar alimentos fritos, dando preferência ao consumo de vegetais, fibras, peixe e carnes magras, cozinhados com azeite, cozidos ao vapor ou grelhados.

Não sendo suficiente estas alterações de estilo de vida, existem soluções para a redução do colesterol e dos triglicéridos.

Consulte sempre o seu médico.

Produtos Menarini para