Doenças respiratórias

Doenças respiratórias

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

A DPOC é uma doença crónica dos pulmões que não tem cura, mas que se pode controlar e atrasar a sua progressão. É caracterizada por sintomas respiratórios persistentes e dispneia (falta de ar), que resulta da inflamação dos brônquios (bronquite) e/ou da lesão das vias respiratórias e dos alvéolos dos pulmões (enfisema pulmonar). A bronquite crónica e o enfisema pulmonar podem surgir isolados ou em conjunto.

Quais as Causas e Sintomas?

A principal causa da DPOC é, sem dúvida, o tabagismo, devido à inflamação e lesão que causa nas vias respiratórias. A probabilidade de desenvolver DPOC é maior quanto mais se fuma e com o número de anos que se fuma. Alguns casos de DPOC também podem surgir, por exemplo, após longa exposição a fumos industriais perigosos. Também poderá existir uma predisposição genética para desenvolver DPOC, embora esta seja uma causa menos frequente. 

Os principais sintomas da DPOC são:

  • Tosse

  • Falta de ar e pieira

  • Expetoração

  • Cansaço

  • Infeções pulmonares recorrentes

O tratamento principal para a DPOC é a cessação do tabaco. Para aliviar os sintomas respiratórios e reduzir as exacerbações, é frequente a necessidade de medicamentos. Habitualmente, a medicação é administrada através de dispositivos designados por inaladores, contendo normalmente um pó seco que é inspirado através do bocal do inalador.

Consulte sempre o seu médico.

Asma

Asma é uma doença crónica, caracterizada por uma inflamação crónica das vias aéreas. Pode iniciar-se mesmo na idade adulta, em ambos os sexos. Apesar de não haver cura para a asma, é possível controlar a doença.

Conseguir um bom controlo dos sintomas e minimizar o risco de agudizações e internamentos hospitalares, são os principais objetivos a longo prazo no tratamento da asma.

Existem medicamentos para o controlo das crises de asma adequados a crianças, adolescentes e adultos.

Quais as Causas e Sintomas?

A asma pode ser causada por fatores genéticos e/ou ambientais, como infeções virais ou alergénios.

Existem algumas causas que podem desencadear crises de asma, como:

  • Constipações

  • Exercício físico

  • Exposição a agentes alérgenos

  • Mudanças de clima

  • Riso

  • Substâncias irritantes, como fumo ou poluição.

Os principais sintomas da asma são: 

  • Pieira

  • Dificuldade em respirar

  • Aperto no peito

  • Tosse

Consulte sempre o seu médico.

Alergias

As alergias são uma reação exagerada do sistema imunitário após a exposição a substâncias estranhas ao organismo - os alergénios. É o caso, por exemplo, dos ácaros, pó, pólens ou pêlos de animais. Quando se tem alergias, o sistema imunitário produz anticorpos que identificam um determinado alergénio como sendo algo nocivo, apesar de não o ser. Em indivíduos alérgicos, quando contactam com um alergénio, é produzida histamina e outras substâncias que levam a reações locais e/ou a inflamação da pele, vias aéreas e sistema digestivo. Nas suas formas mais graves (anafilaxia e choque anafilático), pode haver inchaço na garganta e dificuldade em respirar. Nesses casos, é necessário recorrer ao Serviço de Urgência.

As alergias têm um grande impacto no bem-estar geral das pessoas porque reduzem a capacidade de trabalho, a qualidade de vida, a capacidade de aprender e de realizar as atividades diárias normais.

Consulte sempre o seu médico.

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal que, tipicamente, se caracteriza por espirros, rinorreia ("ranhoca"), comichão e obstrução nasal. 

Atualmente, é vista como um dos componentes da resposta alérgica do organismo e pode estar associada a outras condições, como a dermatite atópica ou a asma. 

A rinite alérgica é um tipo de alergia muito comum e pode ser sazonal (intermitente) e/ou perene (persistente). 

Os alergénios mais frequentes são o pólen das plantas, o bolor, os ácaros, o pêlo de animais de estimação, o fumo do tabaco e a poeira. 

O início da rinite alérgica ocorre principalmente na infância, mas pode surgir em qualquer idade.

O diagnóstico de rinite alérgica é feito através das queixas apresentadas pelo doente e pela observação médica, que pode ser complementado por alguns exames de diagnóstico para identificar os potenciais alergénios. 

Prevenção da rinite alérgica 
A primeira atitude a ser tomada é evitar as substâncias que se julgam ser a causa da rinite alérgica. 

Tratamento 
A forma mais eficaz de tratar a rinite alérgica é preveni-la. Porém, há medicamentos que podem ser prescritos pelo médico sempre que a evicção dos alergénios é pouco prática ou eficaz. Os medicamentos mais utilizados são os anti-histamínicos e os corticóides nasais.

Consulte sempre o seu médico.

Urticária

A urticária é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas na pele, ligeiramente salientes, que podem ter um centro mais pálido, e geralmente dão muita comichão. Podem ter diferentes tamanhos. Na urticária, a libertação de histamina na pele pode ser induzida por: 1) reações alérgicas (por exemplo, alergénios, alimentos ou medicamentos), 2) reações não alérgicas (por exemplo, estímulos físicos - pressão, frio, calor - ou certas doenças). Na maioria parte dos casos, a urticária desaparece em menos de 24h, mas pode durar dias ou semanas.

Consulte sempre o seu médico.

Produtos Menarini para